• cei@ceinet.com.br
  • (84)4006-0550
esportes

 BASQUETE        

       O basquete é um esporte coletivo e muito envolvente. Praticado de forma correta e bem orientado por um bom profissional, possibilita aos praticantes, principalmente, um bom desenvolvimento motor e de suas habilidades específicas, com bastante intensidade, considerando que todos os atletas atacam e defendem o tempo todo, levando sempre em conta as limitações físicas e a maturidade emocional das crianças e dos adolescentes. Na parte psicológica, estimula a socialização, a amizade e valores como respeito ao próximo, trabalhando também o raciocínio e o pensamento rápido. 

         O basquete no CEI pode ser iniciado a partir do 3º ano do Ensino Fundamental.

 

FUTEBOL SOCIETY

         O futebol society é um esporte coletivo de grande aceitação no Brasil, principalmente no âmbito escolar, onde é praticado sob a dimensão educacional, como veículo de formação integral do educando, proporcionando a responsabilidade, a solidariedade e o espírito de equipe. Graças à sua biodinâmica, desenvolve a capacidade cardiorrespiratória e o sistema locomotor, além das diversas qualidades biológicas, morais, psicológicas e sociais, favorecendo a aquisição de habilidades técnicas e também a revelação de talentos esportivos.

          A prática desse esporte no CEI pode iniciar a partir dos sete de anos de idade.

          Dispomos de uma quadra de grama sintética considerada uma das melhores da cidade. 

 

FUTSAL

        Seja mais um atleta do esporte mais praticado em todo o Brasil, o futsal. Além de ser importante para auxiliar na qualidade de vida das nossas crianças, ele traz benefícios físicos e fisiológicos na formação corporal. Traz também benefícios emocionais, pois as crianças convivem entre si, abrindo portas para a sociabilidade, contribuindo para a educação e desenvolvendo aprendizagens que serão úteis para o resto de sua vida: aprender a lidar com o próximo, obedecer a regras e ser responsável. Fazer exercícios de forma divertida é o melhor caminho, inclusive para trabalhar a autoestima da criança. A prática do esporte a ajudará a ter mais confiança em si mesma e a relacionar-se melhor com os demais.

 

GINÁSTICA RÍTMICA

        A ginástica rítmica, popularmente conhecida como GR, é uma modalidade olímpica que visa oportunizar, pelo conhecimento do corpo, possibilidades motoras diversas e criativas associando à movimentação corporal o manejo de seus aparelhos específicos, variadas formas de expressões culturais, a percepção rítmica, a interpretação, componentes afetivos e intelectuais. Desta forma, pode ser considerada uma modalidade artístico-desportiva. Na nossa escola, é possível encontrar a iniciação à GR nas aulas de escolinhas, cujo objetivo maior é o conhecimento da modalidade de uma forma lúdica, não competitiva. A escola também oferece um nível mais avançado para alunas que apresentam maior desenvolvimento e desejo de aprofundar seus conhecimentos sobre a GR. Essas são as aulas das equipes, que contemplam também o aspecto competitivo da modalidade, contando com competições locais e nacionais.

 

HANDEBOL

        O handebol é o segundo esporte mais praticado no Brasil em âmbito escolar, ficando apenas atrás do futebol. A regra principal é que o jogador não pode tocar a bola com os pés, somente com as mãos. É um jogo de muita agilidade e adrenalina; exige atenção e disciplina. Apesar de ser um jogo coletivo e de contato corporal, não tende a usar de violência. 

          Esse esporte é bastante procurado por nossos alunos. Oferecemos as equipes mirim, infantil e juvenil, somente masculino. 

 

JUDÔ

         O judô é uma arte marcial que vem a desenvolver em seus praticantes o companheirismo, o cooperativismo e o respeito à hierarquia. Quem pratica judô segue à risca o código dos antigos samurais japoneses, no qual respeito, honra e coragem não podem faltar. No judô, aprende-se que cair faz parte do aprendizado. Erguer-se e seguir em frente é o lema de todo judoca.

 

KARATE

      O karate, que significa mãos vazias, é uma arte marcial que tem raízes no Japão, mas é conhecida mundialmente porque, ao mesmo tempo em que é uma grande ferramenta de defesa pessoal, também é um grande formador de caráter e disciplina. Os pilares do karate consistem em formar os seguintes valores: disciplina, humildade, respeito, concentração e hierarquia.

        No CEI, esse esporte é formado por turmas de escolinhas e equipes. É constante o grande número de praticantes do esporte na escola, tanto meninos como meninas.

 

NADO SINCRONIZADO

        O nado sincronizado é uma modalidade olímpica individual e em grupo que desenvolve a força, o ritmo, a flexibilidade e a resistência de uma maneira divertida, que são as coreografias na piscina.

 

NATAÇÃO

      A natação, historicamente, é uma das modalidades mais antigas, praticada desde os primitivos. Ao longo dos anos, essa modalidade tem funcionado como elemento fundamental a partir do ensino infantil, com atividades lúdicas no meio líquido para desenvolver a coordenação motora e noções de espaço e tempo, preparando a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto salvamento, como também estimular o apetite, tranquilizar o sono e aumentar as resistências cardiorrespiratória e muscular. Já no Ensino Médio o trabalho é voltado para outros benefícios, como relaxamento, condicionamento, coordenação motora, etc., incluindo um pouco de competição por meio das nossas equipes. A nossa proposta é que os alunos recebem informações compatíveis com o seu amadurecimento mental (inteligência), físico (motor) e socioafetivo (emocional).

 

TÊNIS DE MESA

        O tênis de mesa é uma modalidade esportiva que surgiu na Inglaterra, na segunda metade do século XIX. O esporte tornou-se parte do circuito olímpico e, atualmente, apresenta a China, a Alemanha e o Japão como maiores potências. O Brasil ocupa um lugar de destaque no cenário mundial da modalidade como a maior referência das Américas. Esse esporte vem sendo estudado e utilizado como uma importante ferramenta pedagógica que visa à formação integral do indivíduo. São considerados cinco aspectos: o aspecto lúdico; a socialização por meio do ambiente de prática e participação nos eventos esportivos; a melhoria do desempenho motor, uma vez que o tênis de mesa explora e desenvolve a força, o equilíbrio, a coordenação, a resistência, a agilidade e a flexibilidade; a evolução do desempenho cognitivo (característica diferencial do esporte) proveniente da melhoria da concentração, da percepção do meio, da memória, da imaginação e do raciocínio; e a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, entre outros. Em relação ao aspecto cognitivo, a prática do tênis de mesa é indicada como prevenção e como atividade auxiliar no tratamento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, por exemplo. 

 

VOLEIBOL

     O voleibol é um esporte coletivo que desenvolve as capacidades físicas, motoras e psicológicas e visa fortalecer a autoestima, criar o hábito do trabalho em equipe, estimular a disciplina, o respeito às regras, às diferenças e às limitações. Contribui para formação e desenvolvimento integral de valores éticos e morais de seus participantes.

        No CEI, o voleibol começa a ser praticado a partir dos oito anos.

 

XADREZ

       O xadrez é um esporte intelectual milenar com características de jogo, de arte e de ciência, sendo hoje uma excelente ferramenta pedagógica utilizada nas escolas de todo o mundo.

        No CEI, o lema "educando para o pensar" remete imediatamente ao ensino do xadrez, por meio do qual estimulamos o pensamento crítico, o raciocínio lógico, a capacidade de concentração e a imaginação dos nossos alunos. Oferecemos escolinhas, para as crianças iniciarem a prática, e equipes, para lapidar nossos talentos competitivos.

 

esportes
modalidades 2