PROJETOS DE TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

      POR QUE TRABALHAR COM PROJETOS?
 

PROJETOS DE TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Na prática educativa, cada ano do Ensino Fundamental I desenvolve diferentes projetos de trabalho, que articulam e dão significado à aprendizagem. Os projetos são bimestrais, variando de acordo com a problemática desenvolvida. O percurso dá-se a partir de uma situação-problema, suficientemente geral, para englobar todos os conteúdos e favorecer a análise, a interpretação e a criatividade.

Nesse processo, tanto educadores quanto educandos contribuem na elaboração, no desenvolvimento e na execução desses projetos, sugerindo novos temas, compartilhando indagações, hipóteses, estratégias de pesquisa e fontes de informações e produzindo interpretações singulares que não representam verdades únicas. Por vezes, transcendem a própria problemática, permitindo aprendizagens que não estavam previstas.

Na escola, a escolha do tema e das suas respectivas problemáticas torna-se pública para que a comunidade educativa participe do processo de pesquisa que está sendo desenvolvido. É importante abrir as portas da escola, para que todos se integrem à investigação e prossigam aprendendo. Ao final de cada projeto, realizamos uma exposição das aprendizagens por meio de seminários, encenações, painéis, edição de filme, coletânea de cartazes, exposições na CIARTE, entre outros.