Atividades de Enriquecimento Curricular

Com o foco na aprendizagem como parte fulcral da concepção do "Educando para o pensar", o Ensino Médio do CEI oportuniza para seus alunos o aprofundamento de suas habilidades e competências de forma autônoma, no contraturno das atividades curriculares, em todas as áreas do conhecimento. Possibilitamos, assim, a análise e a resolução de questões no modelo ENEM de cada conteúdo visto em sala, aproximando os discentes mais ainda da linguagem própria do exame do MEC.

 Laboratórios (1ª e 2ª Séries) – Biologia, Física, Química e Matemática.

 Para a 1ª, 2ª e 3ª Séries:

 Aplicação de Conteúdos – Biologia, Química, Matemática e Física;

 Oficina de Produção Textual;

 Cursos Avançados (aprofundamento de estudos): Química, Física, Biologia e Matemática.

 

AULAS INTEGRADAS: um olhar interdisciplinar e crítico acerca das temáticas sociais

As aulas integradas surgiram como estratégia para fomentar a construção de um saber crítico-reflexivo em nossos alunos, que extrapola a fragmentação entre as disciplinas, possibilitando-nos desenvolver um trabalho que evidencia a integração dos conteúdos entre várias áreas de conhecimento, o que torna a interdisciplinaridade factual e extremamente bem conduzida por nossa equipe, visto que a construção que propicie ao aluno uma compreensão da realidade em sua complexidade é a nossa prioridade.

 

Demasiadamente Humanas – Filosofia, Sociologia, História e Geografia

Encontros semanais que mobilizam as seguintes competências/habilidades:

  • Conhecer e dominar os conceitos sociológicos, filosóficos, históricos e geográficos modernos e pós-modernos;

  •  Aplicar os conhecimentos sistematizados à análise de temas como, por exemplo, desemprego, violência, globalização, sexualidade, estética, consumismo etc.;

   Respeitar e valorizar as diferentes culturas e etnias, aprendendo a lidar com a diversidade e o relativismo cultural;

• Conhecer as competências ou eixos cognitivos: dominar linguagens, compreender fenômenos, construir argumentação, enfrentar situação-problema e elaborar propostas.

 

LITERATURA EM FOCO: entendendo o mundo e as relações sociais pelo olhar da Literatura

O projeto Literatura em Foco surge como forma de aprofundar os conhecimentos literários e atender aos objetivos para a formação de um aluno que compreenda, analise, interprete e relacione diversificadas produções da nossa Literatura, visto que reconhecer a presença de valores sociais e humanos no patrimônio artístico nacional é uma competência indispensável para um jovem cidadão. Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político só é possível a partir da prática frequente da leitura e da interpretação de textos clássicos e modernos, o que é prioridade em nossos encontros, nos quais também nos debruçamos sobre o estudo da linguagem literária e de suas peculiaridades.

 

CICLOS TEMÁTICOS: da apropriação da “engenharia” do texto à construção de um amplo e sólido repertório argumentativo

Para fazer com que o processo de construção de uma redação vá além da simples produção, trabalhamos com a estratégia dos Ciclos, em que, como o próprio nome sugere, com base em um eixo temático, iniciamos um ciclo de atividades – orais e escritas – que possibilitam desde o domínio da teoria do texto à construção de um acervo argumentativo pertinente acerca dos principais dilemas da nossa sociedade hodierna. O êxito já comprovado ratifica nosso trabalho, visto que nossos alunos têm se mostrado capazes de consolidar uma base de argumentação distante do senso comum e em consonância com os Direitos Humanos. A apropriação da engenharia do texto – aliada a um repertório que permeia várias áreas do conhecimento – resulta numa redação diferenciada e interventora, plenamente comprometida com as cinco competências avaliadas no ENEM.