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Atividades de Enriquecimento Curricular

          Com o foco na aprendizagem, como parte fulcral da concepção do "Educando para o pensar", o Ensino Médio do CEI oportuniza para seus alunos o aprofundamento de suas habilidades e competências de forma autônoma, no contraturno das atividades curriculares, em todas as áreas do conhecimento. Possibilitamos, assim, a análise e a resolução de questões no modelo ENEM de cada conteúdo visto em sala, aproximando-os mais ainda da linguagem própria do exame do MEC.

 

 •  Aplicação de Conteúdos (1ª e 2ª séries) – Biologia, Química, Matemática e Física

 •  Estudo Dirigido (1ª e 2ª séries) – História e Geografia

 •  Laboratórios (1ª e 2ª séries) – Biologia, Física, Química, Matemática e Produção Textual

 

AULAS INTEGRADAS: um olhar interdisciplinar e crítico acerca das temáticas sociais

          As aulas integradas surgiram como estratégia para fomentar a construção de um saber crítico-reflexivo em nossos alunos, um saber que extrapola a fragmentação entre as disciplinas, possibilitando-nos desenvolver um trabalho que evidencia a integração dos conteúdos entre várias áreas de conhecimento, o que torna a interdisciplinaridade factual e extremamente bem conduzida por nossa equipe, visto que a construção que propicie ao aluno uma compreensão da realidade em sua complexidade é a nossa prioridade.

 

Atividades especiais para a 3ª série

   Cursos Avançados (aprofundamento de estudos): Química, Física e Matemática. 

   Ciências em Exercício (resolução de exercícios): Biologia, Química, Física e Matemática.

 

Demasiadamente Humanas - Filosofia e Sociologia

  Encontros mensais que mobilizam as seguintes competências/habilidades:

  •  Conhecer e dominar os conceitos sociológicos e filosóficos modernos e pós-modernos.

    Aplicar os conhecimentos sociológicos e filosóficos à análise de temas como, por exemplo, desemprego, violência,  globalização, sexualidade, estética, consumismo etc.

    Respeitar e valorizar as diferentes culturas e etnias, aprendendo a lidar com a diversidade e o relativismo cultural.

 • Conhecer as competências ou eixos cognitivos: dominar linguagens, compreender fenômenos, construir argumentação, enfrentar situação-problema e elaborar propostas.

 

Geoconexão – Geografia

 O programa de estudos está dividido em três oficinas:

 •  OFICINA GEOCONEXÃO I - visa ampliar a capacidade do aluno em compreender as diferentes e complementares nuances da ciência geográfica.

 •  OFICINA GEOCONEXÃO II – administrando o tempo de resolução das questões em conformidade com o ENEM. 

 •  OFICINA GEOCONEXÃO III – Ciclo de Palestras sobre o ENEM/SISU, profissão, mercado de trabalho e carreira.

 

LITERATURA EM FOCO: entendendo o mundo e as relações sociais pelo olhar da Literatura

          O projeto Literatura em Foco surge como forma de aprofundar os conhecimentos literários e atender aos objetivos para a formação de um aluno que compreenda, analise, interprete e relacione diversificadas produções da nossa Literatura, visto que reconhecer a presença de valores sociais e humanos no patrimônio artístico nacional é uma competência indispensável para um jovem cidadão. Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político, só é possível a partir da prática frequente da leitura e da interpretação de textos clássicos e modernos, o que é prioridade em nossos encontros, nos quais também debruçamos sobre o estudo da linguagem literária e suas peculiaridades.

 

CICLOS TEMÁTICOS: da apropriação da “engenharia” do texto à construção de um amplo e sólido repertório argumentativo

      Para fazer com que o processo de construção de uma redação vá além da simples produção, trabalhamos com a estratégia dos Ciclos, na qual, como o próprio nome sugere, a partir de um eixo temático iniciamos um ciclo de atividades, orais e escritas, que possibilitam desde o domínio da teoria do texto à construção de um acervo argumentativo pertinente, acerca dos principais dilemas da nossa sociedade hodierna. O êxito já comprovado ratifica nosso trabalho, visto que nossos alunos têm se mostrado capazes de consolidar uma base de argumentação distante do senso comum e em consonância com os Direitos Humanos. A apropriação da engenharia do texto aliada a um repertório que permeie várias áreas do conhecimento resulta numa redação diferenciada e interventora, plenamente comprometida com as cinco competências avaliadas no Enem.